O DRAMA É DARK
COMO USAR O DRAMA PARA CRIAR NARRATIVAS DE TERROR DE SUCESSO?
INSCRIÇÕES ENCERRADAS
Sobre o curso
O DRAMA É DARK é um curso autoral elaborado pela escritora e roteirista Fernanda Chazan, com o objetivo de explorar técnicas e recursos dramáticos para construir narrativas de terror de sucesso, democratizando teorias e conceitos narrativos de gênero dentro da literatura e do cinema.
Curso online
Serão 4 encontros via Zoom, às segundas-feiras (dias 01, 08, 15 e 22 de julho), das 19h30 às 22h00.
Estudos de caso
Em cada aula, haverá um estudo de caso nas telas e um estudo de caso nos livros, para que os alunos entendam na prática como são aplicadas as técnicas e conceitos narrativos de terror no cinema e na literatura.
Convidados especiais
Contaremos com a participação de profissionais da indústria audiovisual e literária, além de um cineasta estrangeiro que abordará suas perspectivas sobre o mercado internacional de terror.
Material bônus
20 prompts para você começar a escrever seu conto de terror + 10 conflitos nos quais se inspirar para desenvolver a sua monstruosidade + 10 clichês para você subverter na sua narrativa de terror + 10 dicas para fazer com que seu conto de terror seja uma narrativa autêntica.
Contos publicados
Ao final do curso, cada aluno escreverá um conto de terror que será publicado na Amazon, de forma digital, em uma antologia editada e organizada por Fernanda Chazan, com capa de Pedro Cruvinel (semifinalista do Prêmio ABERST de Projeto Gráfico).
Exercícios práticos
Os alunos receberão propostas de exercícios práticos para treinar os conhecimentos narrativos adquiridos ao longo das aulas. Estes serão avaliados pela diretora do curso, Fernanda Chazan.
O drama é o motor de qualquer narrativa de terror bem estruturada. E neste curso, você irá aprender as teorias, os conceitos e os recursos de escrita dramática que precisa dominar para criar uma história de terror de sucesso.
Camadas dramáticas
Conflitos dramáticos internos x externos e suas aplicações no terror; arquétipos dramáticos de gênero; fobia individual x fobia coletiva; os pontos de pressão de Stephen King; dramas familiares e sociais em narrativas de terror.
O drama e o mal
O drama como base para histórias de terror fantástico, de ficção científica e terror folk; como construir monstros que aterrorizam gerações, a partir do drama; mal interior x mal exterior; a função do drama nos subgêneros,
Construção narrativa
A hierarquia de emoções em narrativas de terror; os três níveis de construção narrativa de gênero; dramas individuais, coletivos e regionais aplicados às convenções de terror.
Mercado de trabalho
Os convidados especiais debaterão sobre os caminhos para vender seu filme de terror para players, adaptações audiovisuais de narrativas literárias e mercados possíveis no Brasil; além de pautarem o que os editores esperam ao receber originais literários e como ingressar no mercado literário de terror.
-
Escritores e roteiristas com ou sem experiência na escrita de terror;
-
Pessoas que desejam aprofundar seus conhecimentos em narrativas de terror;
-
Estudantes de Cinema & Audiovisual, Letras e/ou cursos correlatos;
-
Entusiastas do cinema e da literatura de gênero que escrevem ou desejam começar a escrever histórias de terror;
-
Pessoas que querem saber mais sobre construção narrativa de gênero.
Garanta 15% de desconto na sua inscrição!
Receba o link para se inscrever em O DRAMA É DARK com 15% de desconto, caso você faça parte de algum dos grupos destacados abaixo:
-
Membros da Associação Brasileira dos Escritores de Romance Policial, Suspense e Terror;
-
Assinantes do Clube Mulheres no Horror;
-
Pessoas trans (desconto em parceria com a Associação de Profissionais Trans do Audiovisual);
-
Alunos ou ex-alunos de qualquer curso ou grupo do Projeto Marieta;
-
Apoiadores do Writer's Room 51;
-
Pessoas negras;
-
Pessoas indígenas.
Fernanda Chazan
mentora de O DRAMA É DARK
Roteiritas e escritora agenciada pela Agência Magh, FERNANDA CHAZAN é formada em Letras (Universidad del Salvador, Buenos Aires) e Roteiro Audiovisual (Escuela Guionarte, Buenos Aires). Membro da ABERST e autora de livros publicados no Brasil, em Portugal e na Argentina, foi pré-finalista da Expocine 2021 na categoria Projeto de Série (com o drama de terror "A Oitava Irmã"), finalista do concurso de argumentos de longa-metragem LATINX 2022 (com o suspense "O Assovio") e finalista do Prêmio ABRA Cardume 2022 (com o curta-metragem de dark fantasy "A Lua e a Tempestade"). "O Jardim das Ratazanas", seu mais recente conto publicado na Amazon, esteve entre os top 5 e-books mais vendidos na categoria horror em 2023. Já em 2024, terá contos de terror publicados nas antologias LGBTerror (Editora Diário Macabro) e Que Arraiá É Esse? (Coletivo Picolé Antimatéria).